sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Presidente da Câmara Amarildo da Silva participa da inauguração reforma e ampliação da Escola Vidal Ferreira de Pomerode Fundos

 Presidente da Câmara Municipal de vereadores Amarildo da Silva participou na manhã deste sábado dia 08/08/2015, da inauguração de reforma e ampliação da Escola Vidal Ferreira, de Pomerode Fundos, com a reforma e ampliação da escola a direção e os Professores vão poder atender os alunos com um espaço mais amplo e adequada, facilitando também o trabalho de todos os profissionais da escola.



Presidente do Legislativo Amarildo participa da reunião da Associação de Moradores do Bairro de Testo Rega

 Participei da reunião da Associação de Moradores do Bairro de Testo Rega
A diretoria da Associação de Moradores se reuniram com as pastorais da Capela Santa Terezinha, para tratarem de assuntos referente a permanência das reuniões da diretoria no pavilhão da Capela, a diretoria vai realizar reuniões itinerantes pelo bairro, onde pretendem fazer nas sociedades, pavilhão das Igrejas, e em outros lugares em que forem adequados para a realização das reuniões. As reuniões são realizadas uma vez por mês, e a próxima reunião será realizada no Pavilhão da Capela São Jose Operário na Rua Rega II.


Presidente da Câmara representa o Legislativo na Mostra Municipal de Projetos Pedagógicos e Feira Municipal de Matemática

 Presidente da Câmara representa o Legislativo na Mostra Municipal de Projetos Pedagógicos e Feira Municipal de Matemática
O presidente da Câmara de Vereadores, Amarildo da Silva representou o Legislativo na XIII Mostra Municipal de Projetos Pedagógicos e XV Feira Municipal de Matemática. O objetivo do evento é melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. Realizado na quinta-feira, 06 de agosto, no Pavilhão Municipal de Eventos.
A abertura oficial ocorreu às 8h. O presidente da Câmara deu boas vidas a todos e enalteceu a importância do Projeto para a rede de ensino de Pomerode. Após, foram expostos aproximadamente 80 trabalhos realizados por alunos e professores das escolas da rede municipal, estadual e particular nas categorias educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio, professor e categoria comunidade ou institucional.
Todos os trabalhos da Feira e da Mostra recebem premiação de Destaque ou Menção Honrosa. Os 15 trabalhos destaques da Feira de Matemática irão representar Pomerode na Feira Regional de Matemática que será no dia 10 de setembro em Ilhota.
Trabalhos destaques da Feira Municipal de Matemática Após a escolha dos 15 trabalhos destaques durante a XV Feira Municipal de Matemática (FEMMAP), de Pomerode, os 30 alunos classificados já iniciam a preparação para a exposição dos trabalhos na Feira Regional de Matemática, que será no dia 10 de setembro em Ilhota. A escolha dos destaques foi feita por uma Comissão Julgadora composta por professores das escolas da rede municipal, estadual e particular município. Além da Feira Municipal de Matemática, também foi realizada na quinta-feira (07/08), pela Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, a XIII Mostra Municipal de Projetos. A programação reuniu cerca de 80 trabalhos realizados por alunos e professores das escolas da rede municipal, estadual e particular nas categorias educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio, professor e categoria comunidade ou institucional.
Seguem abaixo os trabalhos classificados como destaque:
Categoria - Educação Infantil
Título do trabalho
Unidade escolar
A matemática no nosso lixo
CEIM Profª Dorotéa Hoeft Borchardt
Categoria - Anos iniciais
Título do trabalho
Unidade escolar
MATHEMATIK MIT DEM OPA UHU (Matematica com o vovô coruja)
EBM Dr. Amadeu da Luz
Matematicando: adição e subtração
Colégio Sinodal Doutor Blumenau
Problemas: precisamos interpretar?
EBM Dr. Amadeu da Luz
“Arraiá” das frações
EBM Almirante Barroso
Meu corpo é uma máquina
EEBM Profª Noemi Vieira Campos Schroeder
O esqueleto em movimento
EEBM Prof. Vidal Ferreira
Categoria - Anos finais
Título do trabalho
Unidade escolar
Geometria enxaimel
EBM Olavo Bilac
Lançando a matemática
EBM Olavo Bilac
Poliedros
EBM Olavo Bilac
Geometria na teoria das conspirações
CE Nossa Senhora de Fátima
Aplicações dos números inteiros
CE Nossa Senhora de Fátima
Categoria - Ensino médio
Título do trabalho
Título do trabalho
As probabilidades dos jogos de azar
EEBP Prudente de Morais
As piores senhas do mundo
EEBP Prudente de Morais
Categoria - Professor
Título do trabalho
Título do trabalho
Minha vida: crescendo com a matemática
CEIM Profª Dorotéa Hoeft Borchardt








Presidente Amarildo da Silva e os vereadores Claus Krahn e Marcos Dallmann realizaram vistoria na Escola Prof. Vidal Ferreira

Legislativo realiza vistoria na Escola Prof. Vidal Ferreira
Na quarta-feira (05/08) o presidente da Câmara, Amarildo da Silva e os vereadores Claus Krahn e Marcos Dallmann realizaram vistoria na Escola Prof. Vidal Ferreira, que passa por reforma e ampliação. Esteve na instituição para fornecer informações, a secretária de Educação Joana Wachholz e o secretário de Planejamento, Mauricio Eduardo Gorigoitía Veja, além do diretor da escola e demais funcionários da Administração Municipal.
Conforme o presidente da Câmara, muitos acabamentos precisam ser feitos. O vereador Claus falou que após sua fiscalização realizada em conjunto com o parlamentar Horst Lemke e, anteriormente a do vereador Amarildo, muitas alterações foram realizadas. Na segunda-feira os vereadores Aldino Oldenburg e Marcos Dallmann também estiveram presentes na Escola.
Em relação ao assunto, na Sessão Ordinária realizada na terça-feira (04/08) foi aprovado por unanimidade o Requerimento nº 66/2015, de autoria dos vereadores Claus Krahn e Horst Lemke, que solicita ao Executivo, informações detalhadas acerca das obras de ampliação da Escola. “Solicitamos no Requerimento a disponibilização do procedimento licitatório, bem como, caso existente, procedimento de dispensa de licitação, referentes às obras de ampliação da Escola Prof. Vidal Ferreira; a disponibilização do(s) contrato(s) administrativo(s) referente(s) às obras de ampliação da Escola Vidal Ferreira; descrição individualizada do valor de cada um dos contratos administrativos acima solicitados; cópia dos empenhos referentes às obras de ampliação da Escola Prof. Vidal Ferreira”, alegaram os autores.
O presidente da Câmara concluiu alegando que a preocupação do Legislativo é com a qualidade de vida da comunidade escolar. “Nossa função como membros do Legislativo é acompanhar os trabalhos de reforma para que no futuro os que dependem da instituição não sejam prejudicados”, concluiu.
Conforme fonte da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o local passou por reforma e ampliação, onde foram construídas duas salas de aula, um laboratório de ciência, cozinha, refeitório, depósito de merenda, depósito de materiais, sala de fanfarra, banheiros e rampa de acesso. As salas de aula antigas foram reformadas devido às rachaduras existentes, em decorrência de problemas na estrutura. Foram substituídos os pisos das salas de aula, do laboratório de informática e biblioteca, feitos de tacos de madeira e trocados por pisos laminados. A inauguração da Escola irá ocorrer no sábado (08/08), às 9h.

Presidente Amarildo agendou audiência com o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura - DEINFRA, Wanderlei Agostini, em Florianópolis

Revitalização da SC 110 pode ter um final feliz
Na quinta-feira (30/07) o presidente da Câmara, Amarildo da Silva esteve em audiência com o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura - DEINFRA, Wanderlei Agostini, em Florianópolis. A reunião foi marcada pelo presidente da Câmara Amarildo da Silva, que foi acompanhado pela vereadora Karin Hoeft e pelo parlamentar Rafael Pfuetzenreiter. O objetivo foi mais uma vez pleitear a revitalização da SC 110, que liga Pomerode a Jaraguá do Sul.
O presidente do DEINFRA reconheceu a ansiedade de todos pela realização da obra. “Mas, pelo que eu estou sendo informado é uma reivindicação que existe há mais de 20 anos. Como assumi este cargo há apenas cinco meses, vejo que já tive o privilégio de estender a primeira mão, com a operação Tapa Buraco, que está sendo realizada”, destacou.
Agostini defendeu que assumir o compromisso em relação à revitalização seria uma falta de respeito, alegando não ter autonomia orçamentária para garantir a obra. “O compromisso que eu posso assumir com vocês é o de me empenhar junto ao governo Estadual para que este pedido seja incluso em algum programa. Despachei para a nossa diretoria de planejamento, para que elaboremos um projeto de revitalização. Dentro do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID-6) existe uma parcela que é para projetos. Estamos montando esta listagem de rodovias e vamos ver se conseguimos incluir. Este é um primeiro passo”, explicou.
O objetivo da parceria entre o Governo de Santa Catarina e o BID visa à pavimentação e reabilitação de rodovias estaduais. O presidente da Câmara lembrou que já existe uma minuta de projeto que está em análise. “Vamos buscar a inclusão da SC 110 neste Programa. A SC 110 contribui de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e precisamos que o governo estadual não se esqueça disso. Quem sabe tenhamos um final feliz para esta novela que se arrasta por tanto tempo”, questionou o presidente da Câmara, em nome dos demais.

Presidente Amarildo participa de reunião com diversas autoridades do município para discutirem assuntos referente ao GETRAN

Legislativo sugere Código de Condutas para a Getran
Na terça-feira (28/07), foi realizada reunião na Associação Empresarial de Pomerode - ACIP, com o objetivo de debater a segurança pública e oaumento de agentes de trânsito na cidade. Reuniram-se empresários, autoridades municipais, o presidente da Câmara, Amarildo da Silva, os vereadores Aldino Oldenburg e Marcos Dallmann e o assessor parlamentar Alexandre Baumgratz.
O presidente da ACIP, Ivan Blumenschein iniciou a reunião, agradecendo a presença dos que se dispuseram a debater sobre o assunto. “O tema é uma necessidade que afeta a segurança pública e a organização do trânsito e, essa nova discussão foi solicitada porque no planejamento de eventos turísticos, a falta de efetivo para organizar o trânsito tem sido um limitante, e pode mesmo inviabilizar a liberação para que os eventos ocorram”, alegou. Ivan acrescentou que a Secretaria de Planejamento informou, em reunião para o evento Weihnachtsplatz, que sem efetivo pode não liberar a ação. “Já foi percebida a dificuldade de administrar o trânsito dos eventos anteriores, como exemplo a Osterfest, em que sofreu grande impacto, sendo que o próprio presidente da AVIP precisou auxiliar o fluxo de veículos na frente do Centro Cultural”, justificou.
O presidente da ACIP defendeu que no Festival Gastronômico também houve dificuldades com o trânsito. “Acredito que este assunto encontra resistência porque parte da população acredita que um eventual aumento de efetivo seria utilizado com a finalidade de aumentar a quantidade de multas, e que também acredita que a forma de abordagem feita por agentes da Getran nem sempre é correta e educada. Porém, existe a necessidade de se buscar uma forma de encaminhar este assunto levando em consideração todos os pontos de vista”, pediu.
Tenente Coronel PM Edmilson Sagaz reforçou a necessidade de que ocorra a transferência de responsabilidade das ocorrências de trânsito para a Getran, pois no momento não existe previsão de aumento de efetivo para o estado como um todo. “Não há nem mesmo turma de alunos em formação. Por isso, os municípios precisam buscar formas de otimizar o efetivo existente”. O Tenente Cristofer Tiemann também explicou que a PM não dispõe de efetivo para organizar o trânsito de diversos eventos simultâneos, e que a própria PM pode ter que barrar alguns eventos, caso não haja como garantir a segurança (não somente os organizados pela AVIP, mas incluindo outros eventos, como os organizados por sociedades ou outras entidades).
O presidente da CDL de Pomerode, Felix Antonio Valentini, questionou se efetivo adicional precisaria ser de agentes, se não poderia ser de outros cargos administrativos. O secretário de Planejamento informou que a legislação permite apenas que agentes de trânsito componham o quadro de funcionários da Getran.
O vereador Marcos Dallmann comentou que os vereadores não podem se preocupar em somente ouvir unilateralmente a opinião do eleitor, pois a população não tem acesso a todas as informações que envolvem o assunto. “Por isso, o vereador também tem um papel de dialogar com o eleitor, de explicar que um aumento de efetivo da Getran é uma das poucas medidas disponíveis para auxiliar a Segurança Pública”, disse.
O vereador Aldino comentou que se falou muito da quantidade de multas, mas quem reclama é uma minoria, que responde pela maioria das infrações. “Na enquete feita no site da Câmara, houve maioria expressiva dos votos pelo aumento do efetivo da Getran”, salientou.
O Assessor parlamentar da Câmara disse que uma forma de facilitar este assunto seria a redação por parte da secretaria de Planejamento de um Código de Conduta para os agentes da Getran. Que isto daria tranquilidade para a população em saber que está definido o que um agente de trânsito pode ou não fazer. “Os vereadores não são contrários ao assunto, mas sim solicitam que haja parâmetros do que é ou não aceitável por parte dos agentes de trânsito”, alegou. A secretaria de Planejamento informou que providenciará a redação deste Código para apreciação dos presentes. Foi mencionado que desta maneira talvez o assunto pudesse ser retomado para apreciação pela Câmara, já que o Executivo não pode mais submeter este assunto em 2015.
O Presidente da Câmara disse que entende que o assunto é importante e que a Câmara não está fechada a ele, desde que seja construída uma solução que leve em consideração as diferentes preocupações, tanto as de segurança e trânsito quanto os questionamentos que a comunidade traz aos vereadores. O parlamentar questionou sobre a possibilidade de emendas ao projeto, e o Assessor Jurídico informou que no seu entendimento haveria espaço para que o projeto sofresse emendas, contemplando assim as diversas necessidades e preocupações manifestadas pelas diferentes partes. “Desta forma, considerações como o preparo necessário dos agentes, os limites do escopo da atuação e outras, poderiam estar consideradas”, explicou.
No final do encontro, ficou acordado que o presidente da Câmara levará o assunto à apreciação dos demais vereadores, e a Secretaria de Planejamento redigirá o Código de Condutas de forma que contemple a todos os envolvidos.

Presidente Amarildo presente no Programa a Vós da Comunidade no Bairros Pomerodes Fundo


Participei na data de hoje 01 de agosto de 2015

do Programa a Vós da Comunidade, realizado pela Radio Pomerode, no Bairro de Pomerode Fundos, também presente o Jornal Pomerode, levando aos Pomerodenses as informações do nosso Município e da região em geral. Parabéns aos presentes moradores, Policia Militar, lideranças do bairro, Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores, secretários. Já realizei diversas indicações aos moradores daquele bairro e me coloco sempre a disposição dos moradores de Pomerode Fundos para reivindicar as melhorias que desejam pleiteadas junto ao Executivo Municipal, aproveitei para conversar com alguns moradores presente. Parabéns a Radio Pomerode ao Radialista Salmos de Sousa, ao nosso Amigo Bob jornalista e a Fabiana, e também a Tatiane, e ao Otávio da Jornal Pomerode.





Presidente Amarildo da Silva fiscaliza as obras de pavimentação da rua Alberto Spredemann.

Acompanhei a pavimentação da Rua Alberto Spredemann, e conversei com alguns moradores, que manifestaram seu contentamento com esta melhoria na rua, pois já era um anseio antigo e que agora tornou-se realidade. Esta obra foi realizada com recursos do Fundam ( Fundo de Apoio aos Municípios ).



Amarildo visitou a Comunidade do Wunderwald e o local onde é extraído pedras para ruas do município

Realizei visita aos moradores do Bairro Wunderwald, que fizeram algumas solicitações como patrolamento e macadamização em vários pontos da Rua Alberto Rahn. Também realizei visita na pedreira, onde são extraídas as pedras para as ruas do Município de Pomerode, durante a visita realizada,conversei com diversos moradores e anotei as reivindicações as quais enviei ao Executivo por meio de indicações.



Amarildo da Silva Presidente da Câmara de Vereadores visita Unidade do Pommern Heim

Presidente da Câmara visita Unidade do Pommern Heim
Companhia é a prescrição médica dos idosos que residem no Centro de Convivência Pommern Heim. Pessoas que desejam se tornar voluntárias e doar um tempo da semana para conversar com os idosos que lá vivem. Esta foi uma das principais necessidades constatadas pelo diretor Financeiro Jeferson Fragoso, ao ser visitado pelo presidente da Câmara, Amarildo da Silva, na sexta-feira (24/07).
Na ocasião, o vereador percorreu as instalações da Entidade para verificar as melhorias e necessidades que precisam ser feitas. Dentre as obras, a construção de uma trilha para caminhada, a troca do toldo da entrada e a realização de drenagem para evitar o acúmulo de água no jardim. “Tudo para proporcionar melhor qualidade de vida para os que residem aqui. Estamos batalhando, dentro do limite de nossas verbas”, disse Fragoso.
O diretor salientou que o Centro apresenta um gasto mensal alto e que o auxílio de doações pela comunidade é muito importante para o local. “Estamos sempre realizando eventos em datas especiais e ações em prol da instituição, pois os custos são muito grandes. Já recebemos a primeira parcela da subvenção do Município, aprovada pelo Legislativo, sendo que já apresentamos a prestação do que foi investido ao Executivo”, informou o diretor.
Fragoso comunicou ao parlamentar Amarildo, que a diretoria realiza um trabalho voluntário e que o Centro conta atualmente com 41 hospedes e 30 funcionários, tais como médico, enfermeiro, nutricionista, cozinheiro, técnico em enfermagem, jardineiro, fisioterapeuta, dentre outros. “Arcamos com o pagamento de todos estes profissionais. São gastos com folha de pagamento, fraldas geriátricas, alimentação, limpeza, dentre outros”, justificou. Fragoso também fez um apelo para a comunidade que desejar contribuir com móveis, roupas e agasalhos. “Tudo que recebemos é aproveitado e o voluntariado é muito bem vindo”, salientou.
Com o objetivo de auxiliar a Instituição, em 2014 e 2015, o Legislativo concedeu subvenção social ao Centro de Convivência Pommern Heim. Os recursos financeiros destinaram-se também para o complemento da cobertura de despesas com manutenção das atividades, objetivando a prestação de serviços e albergamento de idosos pomerodenses. “Todos podem contribuir a partir da ideia de que o que cada um faz bem, pode fazer bem a alguém”, frisou o presidente da Câmara, Amarildo da Silva.
Os interessados em conhecer, se tornar um voluntário e/ou contribuir com a Casa, podem entrar em contato através do número (47) 3395-0023 ou 3387 - 4084, ou procurar a instituição no endereço, Rua Progresso, nº 578, Bairro Testo Alto - Pomerode.
Benefícios em ajudar alguém
- Você é quem define o tempo de dedicação: assim fica fácil conciliar com suas atividades. Mas atenção: é preciso ser responsável e manter o compromisso assumido com a entidade.
- Sentir que seu trabalho ajuda quem precisa: a intensidade varia de pessoa para pessoa, mas é fácil imaginar a satisfação de ver que seu trabalho está mudando, diretamente, a realidade de pessoas que precisam.
- O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica, exatamente para se abrir a novas experiências e vivências.
- No voluntariado, todos ganham: A ação voluntária visa a ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
- Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade: A função do voluntariado não é tapar buracos nem compensar carências. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer.

Presidente da Câmara Amarildo da Silva presente na festa do colono no Município de Pomerode

Vereadores conferem a 19ª Festa do Colono
Na sexta-feira (24/07), o presidente da Câmara, Amarildo da Silva e os (as) vereadores (as), Karin Hoeft, Aldino Oldenburg e Marcos Dallmann representaram o Legislativo, na abertura oficial da 19ª Festa do Colono.
O evento acontece anualmente e tem como objetivo proporcionar aos visitantes e participantes, uma visão dos costumes da época da imigração. Danças típicas, música, esportes e outros atrativos fazem parte da programação. “Além de proporcionar a confraternização, reencontro e integração de gerações passadas. Parabéns ao Grupo
Sênior pelo belíssimo evento. Desejo uma ótima festa para todos”, frisou o presidente da Câmara, em seu pronunciamento.
A festa é organizada pelo Clube Sênior de Pomerode, que integra membros da Terceira Idade, e através deste grande evento, prestam uma homenagem aos seus antepassados, colonos imigrantes que fecundaram esta terra.
O momento mais esperado é a Colheita de frutas, verduras e legumes fixados na decoração da Festa. Em poucos instantes, as cordas onde estavam penduradas frutas e verduras, ficam completamente vazias.

Presidente da Câmara de Vereadores Amarildo acompanhou os treinamentos da Policia Militar de Pomerode

 Legislativo confere treinamento de policiais militares

Nesta semana, o presidente da Câmara, Amarildo da Silva, e os vereadores Rafael, Claus Krahn, foram conferir o treinamento do efetivo da 2ª/10° BPM, que participou de uma instrução de tiro policial, no Clube Botafogo, em Pomerode. Conforme o Tenente Cristofer Tiemann, na esteira da revitalização do efetivo, os policiais revêm conhecimentos teóricos e praticaram exercícios de diversas modalidades e distâncias, em que se pode haver a necessidade do uso da arma de fogo.
“O escalonamento da força é prioridade no treinamento dos policiais, de modo que o disparo de arma de fogo é o último recurso para resolução de uma ocorrência policial. É imprescindível que, caso haja a necessidade de tal emprego, o policial esteja habilitado e treinado para desdobrar as adversidades que surgem quando da ocorrência de um confronto armado”, alegou o Tenente.
“Este tipo de treinamento que a nossa Polícia Militar realiza é muito importante e mostra que o nosso efetivo está preparado para combater a criminalidade em nossa cidade”, elogiou o presidente da Câmara, Amarildo da Silva, em nome da Câmara.



Presidente da Câmara Amarildo visitou o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial

Vereador Amarildo da Silva, realizou visita ao CAPS de nosso município, no dia 21 de julho, para buscar informações junto aos profissionais do CAPS, referente a equoterapia, é um projeto muito importante para a cidade e que pode ser referencia na região, onde vai ajudar os usuários do CAPS, APAE, e outras pessoas que precisarem deste serviço, após avaliação de profissional desta área. Podendo atender tanto os Pomerodenses quanto estender o atendimento pessoas de cidades vizinhas. Amarildo relatou que é um projeto que esta sendo analisada para ver a demanda, e sua futura implantação.

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial

Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.

Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.

Existem diferentes tipos de CAPS, conforme abaixo:

CAPS I e CAPS II: Atendimento diurno(segunda a sexta) de adultos com transtornos mentais;
CAPS III: Atendimento diurno e noturno(24 horas) de adultos com transtornos mentais;
CAPS Infantil I e II: Atendimento diurno(segunda a sexta) a crianças e adolescentes com transtornos mentais;
CAPS Infantil III: Atendimento diurno e noturno à crianças e adolescentes com transtornos mentais;
CAPS Álcool e Drogas: Atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.

Amarildo fiscaliza obras e cobra do Prefeito Rolf mais agilidade para a conclusão de academias a ar livre nos bairros

Presidente da Câmara vereador Amarildo da Silva e o prefeito Rolf, visitaram na manhã do dia 21 de julho a obra inacabada da Praça Herbert Hermann Hornburg, entre as ruas Vitória e Carlos Belz em Testo Rega, que está com toda a base pronta para receber a academia a ar livre, além do serviço de acabamento e jardinagem, Amarildo pediu ao prefeito uma atenção especial para a conclusão da obra, pois a comunidade aguarda ansiosa esta academia, o prefeito se comprometeu em dar continuidade aos trabalhos da mesma, e acredita que se o tempo não atrapalhar, a obra fica pronta nas próximas semanas.
Aproveitando a oportunidade Vereador Amarildo e o prefeito visitaram também o espaço de outra academia que o executivo se comprometeu em fazer na rua Otto Behling, onde está planejada a instalação de uma nova praça com Academia ao Ar Livre, pista de caminhada e parquinho para as crianças, o Prefeito disse que em breve dará inicio e esta obra também.





Presidente da Câmara Amarildo faz visita na Casa da Solidariedade.

Vereador Amarildo da Silva realizou visita na casa da solidariedade, para se reiterar dos trabalhos realizados na instituição, e disse que o legislativo esta a disposição para ajudar no que for de sua competência dentro da legalidade conforme prevê a legislação.

História: aos vinte e cinco do mês de março de 1997, na câmara de vereadores de Pomerode com o objetivo de criar a casa da solidariedade como um centro de recuperação, reabilitação e intersecção social para pessoas com dependência química, álcool e drogas com a presença e o apoio das seguintes autoridades: Sr. Werner Gruenke (presidente da instituição, bem como presidente Comad e Comem com o apoio do(s).Dr. Vitoraldo Bridi (Juiz de direito), Dr. Odair Tramontin (promotor de Justiça), Dr. Ildo A. da Rosa (delegado da policia federal de Florianópolis), Antonio Carlos Pereira (Delegado de policia civil), Henrique Drews Filho (prefeito), Sr Alirio Dalke (diretor do colégio almirante barroso)

O Dr. Odair Tramontim comentou sobre a temática e objetivos da criação da CASA DA SOLIDARIEDADE como centro de recuperação, reabilitação e inserção social para pessoas que tem dependência química álcool e drogas, e que o COMEM (conselho municipal de entorpecentes) e a comunidade de Pomerode colaboraram para viabilizar a criação desta entidade para possibilitar ao cidadão que necessita de ajuda e tratamento próximo a sua própria comunidade.

Valores: A Casa da Solidariedade segue princípios cristãos, sem vincular com isso qualquer doutrina de caráter oficial ou oficioso, política sectária, zelando sempre pala integração e liberdade de seus tutelares.

Missão da Casa: recuperar física, espiritual e psíquica os alcoólicos, usuários de drogas e demais dependentes químicos, bem como subsidiar apoio e tratamento a família, viabilizando a reconciliação do residente.

Visão: Os objetivos serão alcançados mediante aconselhamento, assistência medica, social, psicológica e religiosa, respeitadas as convicções e preferência dos internos.O trabalho de recuperação e a internação destinam-se a todas as pessoas que desejam o tratamento, sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, credo religioso ou político.

Presidente da Câmara fiscaliza operação tapa buraco na SC 110


Presidente da Câmara de Vereadores Amarildo da Silva, esteve novamente na manhã de hoje 21 de julho, fiscalizando a operação tapa buraco realizada pelo Estado na SC 110, o cobrou apoio do Vice - Prefeito para que a revitalização da SC, seja feita o mais rápido possível, visto o governador é do mesmo partido do Vicê-Prefeito, e o vicê-governador é do mesmo partido do prefeito, o qual manifestou que estará cobrando do governador e dos deputados estaduais as devidas providencias, para o inicio da revitalização desta obra, Amarildo buscou apoio no Estado através dos Deputados Estaduais para que cobrassem do DEINFRA, esta operação, pois a SC 110 esta precária praticamente abandonada pelo Estado.



Presidente da Câmara Amarildo participa da reunião do Conselho Municipal de Saúde

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Amarildo da Silva, participou da reunião realizada pelo Conselho Municipal de Saúde no auditório da Prefeitura no dia 16 de julho.

Segue a pauta da reunião:
1. Expediente
1.1 - Fala do Presidente
1.2 - Resoluções
1.3 - Leitura da Ata
1.4 - Apresentação da Correspondência
2. Ordem do Dia
2.1 - Assuntos SESA - Apresentação da Equipe e Trabalhos da Unidade de Saúde Amanda Reinke - Dr. Wunderwald.


2.2 - Apresentação do 1º Relatório Quadrimestral de 2015 para Apreciação e Votação.
2.3 - Apresentação da Planilha de Custos da 5ª Conferência Municipal de Saúde.
2.4 - Apresentação, Discussão e Finalização do Relatório Final da 5ª Conferência Municipal de Saúde.
2.5 - Comissão da Lei do PMAQ-AB.

3. Assuntos gerais

O Presidente Amarildo da Silva sempre preocupado com a saúde dos Pomerodenses buscando estar sempre informado em relação aos trabalhos relacionados a saúde. 
Em seus contatos com a secretaria de saúde Amarildo deixa claro que o legislativo esta a disposição para ajudar no que for preciso, dentro das necessidades da secretaria, no sentido de regularizar as demandas que tem suas pendências, dentro das diversas especialidades, sendo elas de média ou alta complexidade. Os Pomerodenses sempre em primeiro lugar.

Mais um espetáculo do Balé Pomerodense no Teatro Municipal


 Nos dias 18 e 19 de julho, sexta feira e no sábado foi realizada duas noites de muito espetáculo, do balé cultural de Pomerode no Teatro Municipal, quem participou adorou as apresentações, todas as apresentações estavam muito lindas, sendo elas das escolas dos CEI`s ao Corpo de Balé do Município. Parabéns a professora Andrea Ianetta Hradec, pelo lindo trabalho que realiza no Município com todas crianças.


Presidente Amarildo cobra dos Deputados Estaduais urgente uma intervenção do Governo Estado uma operação tapa buraco na SC 110


 Na data do dia 15 de julho Presidente da Câmara de Vereadores Amarildo da Silva, foi a Florianópolis pleitear apoio dos Deputados Estaduais para intervir junto ao Governador de Estado de Santa Catarina Raimundo Colombro, e ao Secretário do DEINFRA, para que seja realizado urgente uma operação tapa buraco na SC 110, e posteriormente a revitalização da mesma. E também entregou documento em apoio a UVESC (União dos Vereadores de Santa Catarina), onde estão pleiteando um aumento de 3% de repasse para a saúde por parte do Estado, aos Municípios, aumentando de 12% para 15% o repasse de saúde para os municípios.





Mais um capítulo da novela do Posto de saúde do centro da cidade

Legislativo é chamado para coletiva sobre impasse do imóvel da Secretaria de Saúde
Na segunda-feira (13/07), os vereadores foram convidados para participar a princípio de uma reunião, mas que acabou sendo uma Coletiva de Imprensa e contou com a participação da imprensa local e regional, do prefeito, Rolf Nicolodelli, secretários municipais e o Legislativo Pomerodense.
O prefeito informou à comunidade e ao Legislativo sobre uma alternativa, que, segundo o Executivo, poderá resolver a atual problemática existente em relação ao prédio que abrigava a Policlínica, Posto de Saúde Central, Secretaria de Saúde e SAMU de Pomerode, na Rua Hermann Weege, centro da cidade.
Conforme Rolf Nicolodelli, uma permuta irá solucionar o impasse, porém, que o projeto orçado no valor de R$ 1,8 milhão dependerá da aprovação da Câmara de Vereadores, que não tinha o conhecimento das negociações feitas desde janeiro pelo Executivo.
No entanto, a solução será apenas parcial já que apenas irá resolver o problema da Policlínica e Secretaria de Saúde, sendo que o Posto de Saúde da Rua Heinrich Kamchen permanecerá naquela localidade e o SAMU também continuará no atual endereço, por enquanto.
A proposta consiste em ceder o terreno de 4,3 mil metros quadrados para a IAB Incorporadora, que em troca deve construir o novo posto de saúde em terreno de 4 mil metros quadrados na Rua João Vieira de Campos, também no Centro. A nova estrutura, segundo o prefeito, terá dois pavimentos e um total de 1,8 mil metros quadrados de área construída – 400 a mais que o antigo.
Em sua entrevista o presidente da Câmara, Amarildo da Silva, falou da sua preocupação, visto que este local é um terreno ser alagável. A vereadora Letícia perguntou sobre o fato do terreno a ser utilizado, sendo que em resposta informaram que não haveria outro terreno. A vereadora questionou ainda, sobre os motivos pelos quais o Município não recorreu do indeferimento do Decreto de Emergência, em 2013, que ao seu entender foi encaminhado de forma incorreta pelo Município. Em resposta, o prefeito informou que o Município sempre buscou alternativas junto ao Governo Federal e que na época o Executivo achou que poderia haver novas possibilidades.