Presidente Amarildo da Silva concede o Título de Cidadão Emérito de Pomerode ao Coronel Coronel Walter Ferreira Póvoas Júnior, em nome da Câmara de vereadores.
No início da Sessão Ordinária realizada no dia 08 de dezembro foi realizada homenagem ao Coronel Bombeiro Militar concedendo o Título de Cidadão Emérito de Pomerode ao Coronel Walter Ferreira Póvoas Júnior.
E moção de agradecimento ao Grupamento de Veteranos da Polícia do Exterior do Brasil pelas mãos do Senhor Mário Sergio de Oliveira.
O título de cidadão emérito de Pomerode é destinado a homenagear personalidades que no âmbito do Município de Pomerode, se destacaram na prestação de relevantes serviços para a Comunidade Pomerodense.
A Moção de autoria do Presidente da casa Amarildo da Silva em homenagem ao Grupamento de Veteranos da Polícia do Exército do BRASIL.
Na sequência, o presidente da Câmara lembrou que o Coronel Póvoas foi o responsável, quando pertencia a Corporação da Policia Militar, pela consecução da atual sede da Corporação, onde se encontra até os dias de hoje. Justamente quando exerceu o Comando daquele Pelotão. Ou seja, passados mais de 25 anos, ainda é a mesma sede da Policia Militar em Pomerode. Demonstrando ser um homem visionário para a época. “Futuramente agora como Bombeiro Militar, este caminho o faria novamente a cruzar pelo destino de nossa cidade, e posteriormente a catástrofe de 2008, que veio a assolar nossa cidade, passou a ser o responsável pelo Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Timbó, sendo o responsável pela implantação pela Seção de Análises Técnicas em Pomerode; proporcionando pela primeira vez na história que o Corpo de Bombeiros Militar fizesse parte de nossa história”, enalteceu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjz9tfO6gpikIZZ1Hd0-lCXHnwhkDloULO6qCBu5mzuIUswiUgvIqCtdDGCwJEGQr11wyH8UNS2B0toDRxs94-JLFRbPIaqggGkcqhtHKgrEQLwSAmfkdzHDnTsLd7HPoPP6uB-xHsf3guX/s320/12342601_909239589191885_8140802472991597107_n.jpg)
O vereador alegou que tudo isso, objetivando atender a fiscalização de normas de segurança, facilitando, e proporcionando o acesso a todos os profissionais e empresa na aprovação de projetos de segurança. Vez que nossa população tinha anteriormente que se dirigir Blumenau ou a Timbó. Novamente, um marco em segurança para a nossa cidade. “O seu comprometimento foi inigualável, no ano de 2009, quando auxiliou a Prefeitura Municipal de Pomerode diante de sua experiência na constituição da Coordenadoria de Defesa Civil e do Conselho de Defesa Civil de Pomerode. Ressaltando que para a época, a nossa legislação municipal tornou-se uma referência para o Estado de Santa Catarina em termos de Defesa Civil, que foi reproduzida por vários Municípios de Santa Catarina. Portanto, se temos uma evolução em nossa Defesa Civil, o responsável também foi pelas mãos do Coronel BM Walter Ferreira Póvoas Junior”.
O ápice de sua grandeza como Bombeiro, deu-se em 2011, na grande enxurrada que ocorreu em Pomerode. Tal fato similar que havia ocorrido a exatamente 100 anos, ou seja, em 1911; quando toda a cidade de Pomerode foi surpreendia com pavor, medo, com vários locais e setores públicos isolados e incapazes de reagir diante da grande quantidade de chuvas e fortíssima enxurrada, impedindo a reação rápida da população, como também de toda estrutura pública.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDihmoV-DcMSY27i3AqCSrmxO9a04EOZ9wTogE63m7jXX0FwRFtgUAho8a4TlT0h2Oc-2nLwv0vG86s08RsdVLfdz0SL3n2bnkP4bL_6BcI74gLmKy1hz1vQYRHBnsVyFExtl-aiZ3awjL/s320/HOMENAGEM.jpg)
Naquele momento, quando solicitado, o Coronel Póvoas, com auxílio do 3ª Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar sediado em Blumenau, nos socorreu, e de forma surpreendente com seus pares de farda, atuando bravamente, foram a diferença entre a vida e a morte para alguns naquela noite. “Por tudo isto, a homenagem hoje aqui prestada, ao homem, ao bombeiro militar, ao amigo, ao cidadão de Pomerode, pelas virtudes de um homem de bem, que sempre teve o compromisso com o bem. E estes atos de bravura são referendados pela presente honraria aqui externada. Pelo eterno agradecimento destes fatos heroicos, e que agora, passam a ser públicos e pertencente a história de Pomerode”