quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Presidente da Câmara Amarildo fiscaliza farmácias para verificar se estão cumprindo seu projeto de lei

Presidente da Câmara Amarildo da Silva fiscaliza farmácias para verificar a disponibilização de lista de medicamentos gratuitos para a comunidade
Disponibilização obrigatória de uma lista dos medicamentos que são gratuitos para a comunidade nas farmácias, drogarias e unidades de saúde. Trata-se da prerrogativa do Projeto de Lei nº 326/2014, de autoria do vereador Amarildo da Silva, sendo sancionada pelo Executivo, conforme a Lei nº 2676/2014, em 20 de novembro do referido ano.
Nesse sentido, nesta terça-feira (13/10), o presidente da Câmara visitou diversos estabelecimentos de Pomerode, para verificar o cumprimento desta Lei. “Fiquei satisfeito com o que constatei, pois ao visitar diversas farmácias da cidade verifiquei que todas estão cadastradas. Em todos os estabelecimentos as farmacêuticas me disponibilizaram a listagem de medicamentos gratuitos que o Governo Federal disponibiliza”, frisa Amarildo da Silva.
Em reunião no final do dia, entre o Legislativo, secretária de Saúde, Waltraud Hinkeldey e o prefeito Rolf Nicolodelli, o presidente da Câmara questionou o porquê da Secretaria de Saúde comprar os mesmos medicamentos que são disponibilizados de forma gratuita para a comunidade. Em resposta, Waltraud disse que o Governo Federal exige que a compra seja feita da mesma forma. O vereador Amarildo sugeriu que seja feita uma campanha de conscientização entre a comunidade para que, quando necessite de um medicamento, seja disponibilizado de forma gratuita, que procure uma farmácia ao invés das unidades de saúde. “Esta é uma forma de economizar o orçamento do Município”. O presidente da Câmara defende que a Secretaria Municipal de Saúde deve distribuir uma lista de remédios informativa à população, através das Agentes de Saúde, assim como cartazes e folders nas unidades de saúde.
De acordo com o programa disponibilizado pela União “Aqui tem Farmácia Popular” as farmácias, drogarias e unidades de saúde devem disponibilizar medicamentos e insumos essenciais a baixo custo ou gratuitamente, aproveitando a dinâmica da cadeia farmacêutica, por meio de parceria. Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece mais 13 tipos de medicamentos com preços até 90% mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência. “A maioria das pessoas não sabem disso e cabe aos profissionais da saúde informar a comunidade. Afinal, é dinheiro do contribuinte que merece este benefício”, alega o presidente Amarildo da Silva. Em conversa com a farmacêutica, Cláudia, numa das visitas, a profissional confirma que muitos ainda não conhecem o sistema.
Para ter acesso aos medicamentos o paciente deve apresentar na farmácia a receita médica (validade de 120 dias); a dispensação do medicamento é a cada 30 dias; CPF do paciente e documento com foto. No caso de o comprador não ser titular da receita (paciente), é necessária a comprovação judicial (através de procuração). No caso das fraldas geriátricas, a dispensação pode ser a cada 10 dias.


Presidente Amarildo da Silva Vistoria região que teve desmoronamento


Presidente Amarildo da Silva Vistoria a região que teve desmoronamento em Pomerode

Nesta terça-feira (13/10), realizei uma vistoria na Rua Lothar Voigtlaender, que ficou interrompida em virtude de um deslizamento, a secretaria de obras realizou a limpeza no local, fazendo a desobstrução da rua onde a mesma estava interditada por um período.

Presidente da Câmara de Vereadores Amarildo da Silva concede entrevista na Rádio Cultura FM

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Pomerode Amarildo da Silva concede entrevista na Rádio Cultura FM Pomerode

Na entrevista na Rádio Cultura FM de Pomerode, na quinta-feira (08/10), destaquei a minha atuação nas mais diversas frentes de trabalho que estou atuando em defesa dos interesses do cidadão Pomerodense, e destaquei também os trabalhos realizados na câmara em sintonia com o executivo, pensando sempre no coletivo, o bem estar de todos os Pomerodenses.