sexta-feira, 21 de abril de 2017

IPHAN, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, AS DECISÕES DESSA REUNIÃO VÃO PARA O PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO

UMA REUNIÃO MUITO IMPORTANTE COM OS MORADORES
DO BAIRRO DE TESTO ALTO, COM OS FISCAIS DO IPHAN, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, AS DECISÕES DESSA REUNIÃO VÃO PARA O PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO.
Será realizada na próxima segunda-feira (24/04), às 18h30min, no Salão XV de Novembro, na Rua Testo Alto, no bairro de mesmo nome, uma roda de conversa sobre a preservação do patrimônio cultural do bairro tombado, buscando uma aproximação entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura Municipal de Pomerode e comunidade. Na oportunidade, dúvidas com relação ao tombamento e a legislação vigente poderão ser esclarecidas.
A iniciativa visa estabelecer um diálogo entre arquitetos e engenheiros locais, Prefeitura, IPHAN e demais interessados, com relação à aplicação da Portaria 70/2013 e para que possa ser realizada uma discussão sobre questões onde se detecta a necessidade de revisão.
Estará presente a Superintendente do IPHAN/SC, arquiteta Liliane Janine Nizzola, e o arquiteto Dalmo Vieria Filho, técnico do IPHAN diretamente ligado ao desenvolvimento e concretização do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração.
O patrimônio cultural pode ser protegido por legislação em três esferas: nacional, estadual e municipal. O IPHAN é o órgão federal responsável por fiscalizar a manutenção das características daquele bem que detém interesse público. O objetivo do tombamento é preservar a paisagem e a ambiência da região, algo que poderia se perder caso as demandas por construções, ampliações, reformas e parcelamento do solo fossem executadas sem qualquer critério.
Pomerode conta com alguns dos mais importantes e expressivos exemplares da arquitetura teuto-brasileira, onde as tradições – das festas, da língua, da culinária – sobrevivem e são passadas de geração a geração, onde o contexto cultural está imerso em uma paisagem singular e exuberante.
Fonte: Assessoria de imprensa 3387-7273
Data: 19 de abril de 2017