quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Presidente Amarildo Participou do workshop sobre o Projeto 50 Parcerias Municipais para o Clima 2015

Participei do do workshop sobre o Projeto 50 Parcerias Municipais para o Clima 2015
Uma parceria firmada entre a cidade de Greifswald e Pomerode trouxe, na última semana, especialistas alemães para discutir de forma conjunta questões relacionadas aos problemas de meio ambiente. Esteve no encontro, que faz parte do projeto 50 Parcerias Municipais para o Clima 2015, o presidente da Câmara de Vereadores, Amarildo da Silva, que acompanhou os trabalhos e andamentos do projeto. No workshop gratuito foram apresentadas as fases do programa, ações feitas desde o início do projeto, demonstrados os objetivos e futuras ações a serem atingidas pelos grupos de trabalho das cidades de Pomerode e Greifswald. “É de grande relevância Pomerode estar envolvido em um projeto tão significativo como este. Que traçará um importante plano de ações focado na mitigação das mudanças climáticas”, destaca o presidente da Câmara.
A delegação alemã é composta por: Oliver Reif Dietzel - Engenheiro Ambiental / Diretor de Meio Ambiente Cidade de Greifswald/Alemanha, Dr. Michael Hoffe - Engenheiro de Planejamento Urbano Cidade de Greifswald/Alemanha, Dra. Ruth Bördlein - Instituto Geologia e Geografia da Universidade UNI-Greifswald. A comitiva de Pomerode à frente do projeto é composta pelo consultor municipal, Alberto Ramlow, pelo diretor de Meio Ambiente, Jaime Eduardo Jensen e pelo representante da Associação Visite Pomerode (Avip), Deoclides Crispim Correa.
O convênio foi firmado entre as Prefeituras de Pomerode e Greifswald e a Global Engagement, que organiza os trabalhos promovidos pelo BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento).
Agenda em Pomerode e região 
Durante os primeiros dias da visita técnica, os especialistas de Greifswald realizaram um roteiro conhecendo projetos de entidades e empresas de Pomerode e região. Além da visita à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), onde puderam conhecer o trabalho realizado pela AGIR, os especialistas entenderam o novo método de construção do Grupo Kyly em Pomerode, que construiu sobre pilotis elevando-se o nível do imóvel para uma altura onde a empresa não seja mais afetada pela enchente, já que a unidade é localizada próximo ao Rio do Testo.

Na Escola Municipal Dr. Amadeu da Luz, o projeto visto pelos alemães foi a captação das águas da chuva para reuso. A iniciativa é feita em toda a escola. Na terça-feira, os especialistas conheceram o funcionamento da Defesa Civil e sua forma de monitoramento local e interligação com os sistemas Ciram e Cemadem.
Ainda durante a semana, foram feitas visitas aos municípios de Brusque e Blumenau em locais onde ocorreram os maiores deslizamentos com as chuvas dos últimos dias. O grupo também conheceu o modal cicloviário de Pomerode e como as bicicletas são usadas meio de transporte tornando a cidade referência de mobilidade urbana e turística ecologicamente correta. E antes do workshop foi realizada uma visita ao Samae.
Congresso de trabalho no Equador 
Nos próximos dias 23 e 27 de novembro, todas as cidades parceiras da América Latina e América do Sul irão participar do congresso de trabalho na cidade de Mindo no Equador para debaterem os trabalhos e ações já realizados com as cidades parceiras da Alemanha.

Histórico do projeto
O projeto foi iniciado em 2011 é realizado em etapas com focos regionais e também nacionais. Na etapa-piloto, nove municípios alemães firmaram parcerias para o clima com suas cidades gêmeas em Gana, África do Sul e Tanzânia. A segunda etapa do projeto, com um total de quatorze parcerias para o clima, envolveu municípios da Alemanha e de oito países da América Latina e do Caribe, compreendendo o período de novembro de 2012 a julho de 2014.

A terceira etapa do projeto conta com dez parcerias entre municípios alemães e africanos e foi iniciada em março de 2014 com um workshop de lançamento internacional. Já em fevereiro de 2015 foi celebrada a parceria entre as cidades de Pomerode e Greifswald que ingressaram na quarta fase do projeto no Workshop da América Latina na cidade de Manágua, na Nicarágua. Participaram também as cidades de Blumenau e Brusque. Somando todas as etapas, o projeto já contabiliza 33 parcerias internacionais para o clima.

Presidente Amarildo acompanha obras na rua Ricardo Krueger

Rua Ricardo Krueger.

As obras da Rua Ricardo Krueger estão em andamento, na primeira etapa está sendo realizado a tubulação da água, através de uma galeria, e a próxima etapa será a preparação da rua para o recebimento da Pavimentação