quinta-feira, 29 de novembro de 2018

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LUTAM POR REPASSE QUE AUXILIARÁ A CORPORAÇÃO

Na última terça-feira (20/11) foi realizada reunião na Câmara de Vereadores sobre disponibilização de verba aos Bombeiros Voluntários e Militares, por meio do FUNREBOM.
A taxa de combate a incêndio oriunda das vistorias realizadas pelos Bombeiros Militares é destinada ao Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, ou simplesmente Funrebom. É a partir desta fonte que os Bombeiros Militares se estruturam, recebendo equipamentos, materiais e suprimentos diversos para exercer seu trabalho de vistoria na cidade. Porém, este valor arrecadado não é dividido com o Corpo de Bombeiros Voluntários que presta serviço de atendimento de emergência para a comunidade.
O objetivo da reunião foi então, analisar a proposta de criação de um convênio que garanta ao Corpo Bombeiros Voluntários de Pomerode uma porcentagem de 45% do valor arrecadado com a taxa de vistoria preventiva na cidade. A soma seria para o pagamento de despesas realizadas pela Corporação, da forma estabelecida pelo Município. Também foi vista a questão de se fazer um registro junto ao SUS para viabilizar um convênio também com a Secretaria de Saúde para buscar valores que também são de direito da Corporação. Na ocasião, a Secretaria da Fazendo sinalizou de forma positiva em relação aos encaminhamentos para a elaboração do convênio.
Presentes, o presidente da Câmara, Amarildo da Silva, o vereador Rafael Pfuetzenreiter, a diretora da Secretaria de Saúde, Neuza Stoll, o secretário da Fazenda, Genrado Riemer, e os Bombeiros Voluntários Carlos Odwazwy, Robson Hoidomann, e Carlos Ricardo Hein.

REALIZADA ÚLTIMA SESSÃO MIRIM DO ANO 2018

Na quinta-feira (22/11), foi realizada a última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Mirins do ano. Antes da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, se reuniu com os Mirins e abordou diversos assuntos em uma reunião. Na Sessão foram realizados os pronunciamentos dos Vereadores Mirins e após, discutidos e votados os requerimentos da Ordem do Dia.
A Sessão Mirim contou com a presença do Presidente da Câmara, Amarildo da Silva e do vereador Jean Nicoletto, além de suplentes, familiares, e comunidade em geral. Também, a presença dos vereadores mirins eleitos para o mandato do ano de 2019.
Melhorias em calçadas
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim nº 25/2018, de autoria do Vereador Mirim Thiago Hutter Miguel, que solicita ao Executivo melhorias para a Rua Testo Alto. “A Rua Testo Alto, próximo ao início, possui um trecho sem calçada pavimentada, a calçada hoje é tomada por grama e tem um trilho estreito de terra onde as pessoas se obrigam a passar e traz imensos transtornos, principalmente em dias de chuva onde se acumulam poças de água. De mencionar ainda que próximo há um ponto de embarque de alunos que frequentam a escola Prudente de Morais. Sabe-se que tem legislação que obriga os proprietários a pavimentar as calçadas em testada de sua propriedade. Resta perguntar quando o Executivo Municipal notificou o proprietário, se o prazo de execução esgotou e qual providência o Executivo tomou para aplicação da Lei. Peço ao Secretário de Obras que nos informe sobre as providências tomadas referente a situação”, explicou.
Criação de ciclovia ao longo da Avenida 21 de Janeiro
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim nº 26/2018, de autoria do Vereador Mirim Thiago Hutter Miguel, que solicita ao Executivo estudo sobre criação de ciclovia ao longo da Avenida 21 de Janeiro. “Temos em Pomerode, uma avenida muito bonita, arborizada, no entanto trechos com pavimentos, trechos com lajotas e muitos declives que faz com que os veículos a todo tempo mudam de faixa para desviar tal situação. Da mesma forma um ciclista não consegue trafegar na Avenida 21 de Janeiro, ou ele sobe na calçada quando tem ou divide a pista com os automóveis, colocando-se em alto grau de risco de acidente. Quando solicitamos o deslocamento da base da passarela na Avenida 21 de janeiro para liberar as vias para o trânsito, recebemos resposta que está em andamento estudo sobre questões de mobilidade urbana em Pomerode, onde o assunto está incluso. Peço que nos informem se está incluso também estudo sobre a questão de criação de ciclovia ao longo da Avenida 21 de Janeiro, se não estiver como isso será resolvido?”, falou.
Reparos no pátio da Escola Olavo Bilac
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim nº 27/2018, de autoria da Vereadora Mirim Thais Betina Manske, que solicita ao Executivo reparos urgentes no pátio, área de estacionamento, da Escola Olavo Bilac. “O pátio, área de estacionamento da Escola Olavo Bilac necessita de reparos urgentes, pois está tomado por buracos, que em dias de chuva, enchem de água, causando transtornos aos alunos, professores e pais. Hoje não pode se dizer se o leito do pátio é de terra ou brita, pois há uma miscelânea dos dois, causando até uma má aparência para a escola”, justificou.
Vereadores Mirins recebem kit de material escolar
Após o término da Sessão, os Vereadores Mirins receberam cada um, um kit de material escolar.
Parabéns a todos os vereadores mirins, pelo brilhante trabalho realizado durante a gestão deles em 2018, sucesso a todos.









CRAS DE POMERODE AGORA TEM SEDE PRÓPRIA

A Sede própria e um local amplo para atender confortavelmente a população eram demandas antigas da comunidade Pomerodense.
Na manhã desta quinta-feira (22/11), foi inaugurada a unidade do CRAS de Pomerode, localizada à Rua Karl Guenther.
A Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Renata Klee, contextualizou a história da assistência social em Pomerode e a necessidade de se ter um espaço adequado para atender a população.
Com a voz embargada, Renata disse que a realização do sonho da "casa própria", dará ainda mais energia para que a equipe de profissionais do município lute para a implementação de políticas assistenciais e de leis que atendam os anseios dos usuários, em especial, os que buscam atendimento em momentos de vulnerabilidade.
Mariah Nascimento, Consultora Geral da SST, participou da solenidade como representante da secretária de Estado da Assistência Social Trabalho e Habitação, da mesma forma, se fez presente o secretário-executivo da Agência do Desenvolvimento Regional de Blumenau Miguel Angelo Soar, e o presidente da Câmara de Vereadores Amarildo da Silva.
O Centro foi construído dentro dos padrões exigidos de acessibilidade, com o espaço físico compatível com o trabalho social que deve ser realizado no local. O CRAS conta com sala de atendimento familiar, administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília.






ENCONTRO ESTADUAL DE VEREADORES MIRINS

O evento foi realizado no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.
A programação teve início às 9h com um debate sobre o livro “Constituição em miúdos”, de Maria do Carmo Freitas Macedo, que palestrou sobre a obra.
Os vereadores Mirins de Pomerode e o presidente da Câmara, Amarildo da Silva e a coordenadora do Projeto, Cleide Rauber, participaram nesta quarta-feira, dia 21, do 9º Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis.
O evento foi realizado no auditório Deputada Antonieta de Barros, na
Assembleia Legislativa. Reuniu mais de 500 estudantes catarinenses, com idades entre 9 e 15 anos, para promover a troca de experiências entre os vereadores integrantes das 75 câmaras-mirins inscritas de Santa Catarina.
A programação teve início às 9h com um debate sobre o livro “Constituição em miúdos”, de Maria do Carmo Freitas Macedo, que palestrou sobre a obra, e Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.
“Falta a participação mais ativa do cidadão, porque o cidadão, para participar, ele precisa conhecer, então, como você vai jogar xadrez se você não sabe o que a dama faz, o cavalo faz, por isso a aprendizagem é muito importante, para poder saber o que eu vou cobrar do meu vereador, do meu deputado, do prefeito, do presidente”, frisou a autora e palestrante.
O encontro também promoveu o programa Vereador-Mirim, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em parceria com as Câmaras Municipais, com o objetivo de contribuir para a formação política dos estudantes, tornando conhecidas as funções e atividades desenvolvidas no Parlamento Estadual.
“É um sinal concreto que o projeto aqui no nosso estado é consolidado e a tendência é que a gente faça com que ele só cresça. Agora ele tem mudado um pouco as características. Temos um crescimento muito grande de câmaras jovens, então temos que pensar também em câmara juvenil porque ela antes era um número bem menor e hoje tem um número bem significativo”, afirmou a gestora do núcleo de gestão para a cidadania da Escola do Legislativo, Léa Medeiros.
“Participar deste encontro é extremamente engrandecedor. Podemos ver na prática o papel dos jovens no cenário político. O quanto antes ingressamos, mais poderemos colaborar para uma sociedade justa e igualitária. Agradeço muito pela oportunidade”, frisou o presidente da Câmara Mirim, Michel Thiago Küster.
É muito importante promover aos jovens e incentivá-los na formação de novas lideranças, fazendo com que sejam mais participativos na comunidade em que vivem. Eles tiveram a oportunidade de conhecer mais em relação ao meio político e administrativo o que é muito importante”, destacou Amarildo da Silva.

HOMENAGEM ESPECIAL DE RECONHECIMENTO



Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 20 de novembro, foi realizada homenagem especial em reconhecimento aos que deixam sua experiência ao longo dos anos e contribuem de alguma forma com o desenvolvimento de Pomerode.
Homenageados:
Senhora Betty Volkmann 
Senhor Waldemar Fischer 
Senhor Cícero Pedro de Melo 
Senhor Wendelin Siewert.

Parabéns aos homenageados
Arquivos

REALIZADA COMENDA PAULA UBER

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 20 de novembro, foi realizada a Comenda Paula Uber destinada a homenagear personalidades que no âmbito do Município de Pomerode, se destacaram como educadores, de maneira expressiva e notável, prestando relevantes serviços de interesse público, que por suas atuações ou atividades contribuíram para o crescimento e a amplitude da educação, com ações e projetos voltados ao interesse do fomento educacional de crianças, jovens e adultos.
Professores homenageados:
Senhora Ranice Dulce Trapp
Senhor Nelson Fischer
Parabéns aos professores homenageados.

“SEJA PADRINHO DE UM ALUNO DA APAE” 4ª EDIÇÃO DA CAMPANHA

Com o objetivo de realizar uma ação solidária, a APAE com o apoio da Câmara Municipal de Pomerode, está arrecadando doações (presentes como brinquedos e roupas) para os e estudantes assistidos pela APAE de Pomerode, que são desde crianças até idosos, durante o período que antecede o Natal, envolvendo e oferecendo à comunidade a possibilidade de transformar o Natal em um momento mágico, especial e feliz. O período da Campanha de 09 de novembro até o dia 06 de dezembro de 2018.
Na prática, os alunos dizem o que desejam ganhar e a lista (constando as iniciais de cada aluno, com seu respectivo pedido de presente) fica disponível no face da APAE e no site da Câmara Municipal de Pomerode (apoiadora do Projeto), para que os colaboradores adotem e propiciem a realização desse desejo. Na listagem, há a possibilidade de escolher quem se quer ajudar – seja criança ou idoso. Depois da escolha, os presentes podem ser entregues na sede da APAE e na portaria da Câmara Municipal de Vereadores, com a devida etiqueta de identificação. Também é possível entrar em contato com a Instituição solicitar uma ficha com os dados do aluno que deseja presentear.
Os presentes serão entregues aos alunos no dia 11 de dezembro, na Sede da Instituição, durante a emocionante Festa de Encerramento do ano, promovida pela APAE. Caso o padrinho queira participar da entrega será bem-vindo.
Para fazer a diferença neste Natal, basta acessar:
http://apaedepomerode.blogspot.com.br
www.cmpomerode.sc.gov.br
Facebook: Apae Pomerode
Facebook: Câmara Pomerode.
Sugestões de presentes
1- A.G.R. (26 ANOS) – 1 par de tênis tamanho 37
2- A.F. (15 ANOS)- 1 perfume / 1 creme hidratante
3- A.A.N. (20 ANOS)- 1 relógio digital de pulso
4- E.C. (16 ANOS)- 1 par de tênis tamanho 43
5- J.G.D.D. (15 ANOS)- 1 par de tênis tamanho 38
6- J.C.B.D.S. (15 ANOS)- 1 relógio digital de pulso
7- M.M.F. (18 ANOS)- 1 relógio digital de pulso
8- M.B.R.C (19ANOS)- 1 relógio digital de pulso
9- F.M. (9 ANOS)- 1 bermuda/ 1 camiseta tamanho 12
10- K.V.D.S.H. (6 ANOS)- 1 boneca bebê que chora
11- L.F.I. (9 ANOS)- 1 mochila
12- M.A.D.S. (6 ANOS)- 1 caminhão de bombeiro
13- R.B. (13 ANOS)- 1 carrinho de controle remoto
14- A.E.R. (30 ANOS)- Mochila
15- E.A.S. ( 24 ANOS)- Mochila
16- I.V. (53 ANOS)- Toalha de banho/ touca de inverno/ jogo de cama (casal)
17- J.D.P. (33 ANOS)- Roupa de goleiro GG
18- J.A.S. (58 ANOS)- Mochila
19- M.I.K.V. (28 ANOS)- Tênis 39/40
20- M.D.C.Q.P.(47 ANOS)- Mochila/ Blusa tamanho G
21- N.R. (49 ANOS)- Tênis 38
22- R.V. (44 ANOS)- Toalha banho, jogo de cama (solteiro)
23- R.J. (53 ANOS)- Camisa G, bermuda G, mochila
24- S.S.T. (42 ANOS)- Estojo, tênis 38
25- T.C.M. (19 ANOS)- Mochila/Blusa tamanho M/ Bermuda Blusa M
26- V.H. (35 ANOS)- Mochila/ Camisa goleiro tamanho GG/ Bermuda GG
27- Z. C. B. (38 ANOS)- Mochila
28- A.J. (53 ANOS)- Perfume/ hidratante corporal
29- A.J. (42 ANOS)- Blusa tamanho G/ sandália tamanho 34
30- C.C. (36 ANOS)- Blusa tamanho GG/ Hidratante corporal
31- R.D. (38 ANOS)- Mochila/ Enfeites para o cabelo
32- S.L.B. (46 ANOS)- Perfume/ Kit para fazer a barba
33- W.F.D.S. (29 ANOS)- Sandália tamanho 38/ bermuda tamanho P
34- W.R. (19 ANOS)- Bermuda tamanho M/ camiseta tamanho M
35- C.R.S. (43 ANOS)- Vestido (cor clara ou florais) tamanho G/ chocolates
36- E.W.(44 ANOS)- Kit do Boticário (shampoo e condicionador)
37- E.F.C.B.J. (44 ANOS)- Camisa tamanho XGG/ Boné na cor vermelha/ chocolates.
38- J.F.D.S. (48 ANOS)- Carteira/boné/camisa social tamanho G/ chocolates
39- M.D.A.P. (41 ANOS)- Vestido tamanho GG/ chocolates/ bolsa/acessórios
40- N.M. (28 ANOS)- Secador de cabelo/hidratante corporal/ chocolates
41- N.F. (45 ANOS)- Vestido XGG/ chocolates/ garrafa de água decorada/ acessórios (brincos, pulseiras, colares)
42- R.M. (56 ANOS)- Mochila adulta, bermuda de tecido tamanho G/ perfume/ chocolate.
43- R.N. (44 ANOS)- Conjunto: bermuda e camisa tamanho M, perfume, shampoo, chocolates.
44- S.A.S. (40 ANOS)- Chinelo (HAVAIANAS) tamanho 39-40/ sabonete da Natura/ perfume/ Chocolate diet (diabético)
45- T.P.L. (29 ANOS)- Acessórios (brinco, colar, pulseira) sabonete líquido esfoliante/ shampoo anticaspa/ cholates.
46- G.I. (31 ANOS)- Hidratante corporal/ kit manicure
47- R.N. (51 ANOS)- Bijuteria/ relógio/ blusa tamanho G
48- R.N. (46 ANOS)- Tênis tamanho 35/ meia/ guarda-chuva
49- R.B. (17 ANOS)- Camiseta G/ Bola/ Meias
50- M.C. (37 ANOS)- Pandeiro/ Camiseta M/ Microfone
51- I.W.J. (27 ANOS)- Perfume/ Kit Barba/ Garrafa de água
52- J.I.L. (50 ANOS)- Chocolate/ Camisa tamanho M/ Bermuda tamanho 40
53- G.A. (28 ANOS)- Relógio/ Rádio movido à pilha/ Camiseta G
54- L.M. (56 ANOS)- Bolsa/ Bijuteria/ Saia tamanho GG/ Arco (p/ colocar na cabeça).
55- A.P. (57 ANOS)- Relógio/ Perfume/ Camisa tamanho M
56- R. M. (48 ANOS)- CD Luan Santana/ Pulseiras.
57- A.M. (31 ANOS)- Perfume, Camiseta tamanho G
58- B.M.K.A. (17 ANOS)- Calçado CROCS tamanho 34/ legging tamanho M/ Blusa tamanho M/ Perfume (boticário/ natura).
59- N.E.S. (13 ANOS)- Sandália número 34/ Mochila/ Perfume (boticário/natura).
60- L.R. (14 ANOS)- Mochila/ Boné/ Bola de futebol
61- C.S. (13 ANOS)- Perfume/ boné/ Trator de brinquedo
62- A.C.A. (13 ANOS)- Tablet Já está apadrinhada
63- G.M.D.S.A. (3 ANOS)- Boneca que fala/ Jogo Sr. Batata/ Jogo:Tangram/ Mochila com rodinhas/ Jogo infantil com números/ Livro infantil com texturas e abas.
64- M.L.B.M. (4 ANOS)- Boneca que fala/ Jogo Sr. Batata/ Jogo:Tangram/ Mochila com rodinhas/ Jogo infantil com números/ Livro infantil com texturas e abas.
65- T.B. (4 ANOS)- Boneca que fala/ Jogo Sr. Batata/ Jogo:Tangram/ Mochila com rodinhas/ Jogo infantil com números/ Livro infantil com texturas e abas.
66- P. A. K. (3 ANOS)- Boneca que fala/ Jogo Sr. Batata/ Jogo:Tangram/ Mochila com rodinhas/ Jogo infantil com números/ Livro infantil com texturas e abas.
67- P. H.K. (4 ANOS)- Carrinho / Jogo Sr. Batata/ Jogo:Tangram/ Mochila com rodinhas/ Jogo infantil com números/ Livro infantil com texturas e abas.
68- N.H.B.F. (4 ANOS)- Carrinho/ Jogo Sr. Batata/ Jogo:Tangram/ Mochila com rodinhas/ Jogo infantil com números/ Livro infantil com texturas e abas.
69- F.B.M. (3 ANOS)- Carrinho / Jogo Sr. Batata/ Jogo:Tangram/ Mochila SEM rodinhas/ Jogo infantil com números/ Livro infantil com texturas e abas.
70- M.V.M. (3 ANOS)- Jogo cubo didático grande/ Livros musicais/ Kit musical infantil educativo.
71- P.J.M. (2 ANOS)- Blocos didáticos (patrulha canina)/ Jogo do Martelo/ Brinquedo educativo carrinho pedagógico com peças de montar.
72- M.H.B. (1 ANO)- Bancada de Ferramentas/ Jogo Pula Pirata Família/ Livro em 3D (carros, animais, meios de transporte)
73- R.E.A.S. (4 ANOS)- Bancada de ferramentas/ Jogo Brinquedo Pula Pirata Família/ Livro em 3D tema: carros, animais, meios de transporte.
74- L.G.S.D.M. ( 2 ANOS)- Livros sonoros/ Jogo casa na árvore
75- M.M (4 ANOS)- Boneca que fala/ cubo didático grande/ livros sonoros e com texturas.
76- H.N.D.( 4 ANOS)- Mochila com rodinha/ Brinquedo Kit beleza infantil/ boneca/ livros sonoros e com texturas.
77- L.L.P. (2 ANOS)- Mochila com rodinha/ Kit beleza infantil/ Kit cozinha infantil/ livros sonoros e com texturas.
78- L.A.D.B. (2 ANOS)- Boneca que fala/ cubo didático grande/ livros sonoros e com texturas.
79- L.H.S. (3 ANOS)- Blusas e bermudas tamanho 04/ Lego/ Kit ferramentas infantil/ livros com texturas e sons.
80- G.V.K. (3 ANOS)- Mochila com rodinha/ Lego/ kit ferramentas infantil/ livros com texturas e sons.
81- E.P. (2 ANOS)- Cubo didático grande/ kit ferramentas infantil/ livro com texturas e sons.

6º DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA AMADEU DA LUZ JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS



Neste sábado 10 de novembro foi realizado o 6º Dia da Família na Escola Amadeu da Luz. 

Parabéns a todos os professores, organizadores, diretora, e aos alunos expositores.

Muito bom os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, com o apoio dos professores, pais e os demais da organização.

Pois além dos alunos estarem ampliando seus conhecimentos, já podem ter uma visão para o mercado de trabalho, desenvolvendo futuramente o seu próprio negócio.





UEJA FOI PAUTA DE REUNIÃO ESSA SEMANA NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

Nesta sexta-feira, dia 09 de novembro, foi realizada reunião na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir a atual situação da UEJA - Unidade de Educação de Jovens e Adultos.
Participaram da reunião: o presidente da Câmara, Amarildo da Silva, os vereadores Aldino Oldenburg, Deoclides Correa, Lodimar Lümke, Márcio Scheidemantel, Deoclides Correa, o secretário de Educação, Jorge Luís Buerger, a presidente do Conselho Municipal de Educação – COMED, Ranice Dulce Trapp e a diretora da UEJA, Márcia Regina Eggert.
Na ocasião, questionei quais as mudanças serão feitas na Unidade do UEJA. O secretário de Educação Sr. Jorge, informou que quem já está matriculado terminará os estudos dentro do modelo vigente, e os próximos alunos já iniciarão no novo modelo que está ainda em definição pela Secretaria de Educação, mas que a qualidade do ensino será mantida pelo novo sistema de ensino.
Outros assuntos relacionados ao sistema de ensino do Município também foram conversados na reunião, bem como as reformas e as construções de novas salas de aulas em algumas escolas. Enfatizei a importância da reunião para que possamos transmitir as informações recebidas à comunidade.

PROTEÇÃO ONDE É REALIZADA AS ROÇADAS PELA PREFEITURA AGORA É LEI NO MUNICÍPIO

Na última Sessão foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária 434/2018, de minha autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de rede de segurança ou tela de proteção no local onde é realizado o trabalho de roçada no Município de Pomerode.
O objetivo é proteger as pessoas, os carros e as casas que estiverem nas proximidades de locais em que esteja ocorrendo a roçada (corte do mato), pois já ocorreram diversos acidentes, principalmente com quebras vidros de veículos e pedra na lataria causando prejuízos, bem como colocando em risco a integridade físicas de todos ao redor.
Sendo assim, apresentei o projeto para obrigar que o Executivo ao realizar tal serviço disponibilize redes de proteção e possa salvaguardar os munícipes de eventuais riscos oriundos dessa atividade.