Vereador Amarildo da Silva, realizou visita ao CAPS de nosso município, no dia 21 de julho, para buscar informações junto aos profissionais do CAPS, referente a equoterapia, é um projeto muito importante para a cidade e que pode ser referencia na região, onde vai ajudar os usuários do CAPS, APAE, e outras pessoas que precisarem deste serviço, após avaliação de profissional desta área. Podendo atender tanto os Pomerodenses quanto estender o atendimento pessoas de cidades vizinhas. Amarildo relatou que é um projeto que esta sendo analisada para ver a demanda, e sua futura implantação.
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.
Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.
Existem diferentes tipos de CAPS, conforme abaixo:
CAPS I e CAPS II: Atendimento diurno(segunda a sexta) de adultos com transtornos mentais;
CAPS III: Atendimento diurno e noturno(24 horas) de adultos com transtornos mentais;
CAPS Infantil I e II: Atendimento diurno(segunda a sexta) a crianças e adolescentes com transtornos mentais;
CAPS Infantil III: Atendimento diurno e noturno à crianças e adolescentes com transtornos mentais;
CAPS Álcool e Drogas: Atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário