terça-feira, 11 de setembro de 2018

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

 Meu pronunciamento em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. 
O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. 

Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. 

seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes. Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.
Em Pomerode, a nossa APAE também está em comemoração nesta tão importante Semana. Todas as ações realizadas estão voltadas a promover a autonomia e autodefesa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, dando-lhes vez, voz e incentivando sua participação ativa na sociedade, fortalecendo e favorecendo sua inclusão. 

Nossa Missão não é cuidar, mas formar pessoas para a vida, tendo como parceria principal a FAMILIA. Pois parte da família a construção de hábitos, valores, interação física e social com o ambiente em que vive possibilitando o conhecimento do mundo e de si mesmo.
E está presente nas pequenas ações do dia-a-dia, nas escolhas decisões da vida a partir das condições de cada sujeito. Precisamos ver a pessoa com deficiência a partir de suas potencialidades e de acordo com sua idade cronológica, buscando capacitá-la profissionalmente, considerando habilidades conceituais, sociais e práticas. 

Nosso objetivo principal é promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência, garantindo a saúde e a máxima autonomia nas habilidades de vida diária e pratica, com inclusão em atividades sociais, culturais e educativas.
As pessoas com deficiência intelectual e múltipla independentemente do grau de comprometimento, podem e devem aprender a fazer escolhas, expressar pensamentos, desejos e promover a defesa de seus direitos.

Assista o pronunciamento na integra.
https://www.youtube.com/watch?v=LyCF8Jt3Hro&t=225s

Nenhum comentário:

Postar um comentário