Realizei Visita na estação de tratamento de água do SAMAE
Na data do dia 15 de abril realizei visita a estação de tratamento e abastecimento de água da ETA II do SAMAE.
A Estação de tratamento de água ETA II, está localizada na Rua Progresso,1400 – Testo Alto.
A estação trata 50 litros de água por segundo, abastece as seguintes regiões:
Centro (com os seguintes limites:
Rua Hermann Weege até o antigo Posto de Saúde Central, Rua Luiz Abry até a ponte do Posto Ramthun, Av. 21 de Janeiro até a Câmara de Vereadores), Pomerode Fundos, Ribeirão Areia, Wunderwald, Testo Alto, Testo Rega e Rega.
Quando há interrupção no tratamento da água todas estas regiões ficam comprometidas, principalmente os pontos mais altos.
O tratamento da água é do tipo filtração russa, ou seja, filtração rápida, seguida de desinfecção e fluoretação.
Problemas constantes ocorrem com as fortes chuvas e comprometem o tratamento da água na ETA II, devido à alta turbidez do rio, obriga os técnicos a fazerem constantes lavagens dos filtros, quando ocorre isso o SAMAE orienta os moradores que economizem água, evitando desperdícios, pois mesmo depois do restabelecimento do tratamento, o abastecimento de água acontece de forma gradativa, já que a distribuição de água leva um certo período para ser normalizada.
O SAMAE está investindo um valor de 3,3 milhões do fundo perdido, em uma ampliação na estação do tratamento de água, o que vai ampliar de 50 litros por segundo, para 75 litros por segundo.
O SAMAE de Pomerode possui 8740 ligações ativas, distribuídas em cerca de 235 km de linha de distribuição de água tratada. Para atender esta demanda, é necessário que as 03 estações de tratamento produzam cerca de 100 L/s, produzindo um total de, aproximadamente, 8 milhões de litros por dia.
O SAMAE tem 78 funcionários, trabalhando para atender os Pomerodenses com água potável de qualidade.
Na visita fui acompanhado pelo Presidente e Engenheiro Químico do SAMAE Senhor Edson Piske, e o Técnico Sanitarista Senhor Gilf Eginhardt Stortz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário