Participei do Fórum Municipal da Pessoa Idoso
Na terça-feira (19/04), representantes de entidades municipais, empresários e idosos participaram do 1º Fórum da Pessoa Idosa. O evento que ocorreu no Centro Cultural buscou debater assuntos relacionados aos idosos do município, além de repassar informações sobre o Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Pomerode.
O encontro foi aberto pelo advogado Conselho Municipal do Idoso (Comid), Geazi Viegas, que palestrou sobre os diretos dos idosos (Lei 10.741 de 2003), além de abordar temas importantes e que fazem parte do dia a dia, como direito a vida, a saúde, ao transporte, habitação, entre outros.
Em seguida, o analista da Receita Federal, Inácio Fiamoncini, esclareceu aos presentes o funcionamento das doações via imposto de renda ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Pomerode. Fiamoncini também explicou a importância das doações e especialmente o papel do idoso na sociedade.
Saiba mais sobre o Fundo
O Fundo é um mecanismo captador de recursos financeiros gerenciados pelo Conselho Municipal do Idoso (Comid), destinado ao financiamento de ações complementares e inovadoras que evidenciem a garantia dos direitos da pessoa idosa.
Para as pessoas jurídicas, a dedução é limitada a 1% do IR devido em casa período de apuração, podendo usufruir desse incentivo fiscal somente as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real. O limite para dedução do IR devido das doações feitas ao Fundo do Idoso é de 6% para pessoas físicas.