Na quarta-feira (25/02), o vereador Amarildo da Silva participou de uma reunião com a secretária de Saúde, Waltraud Hinkeldey. Amarildo buscou informações em relação à situação de exames, consultas, cirurgias procedimentos de média e alta complexidade da Secretaria Municipal de Saúde. “Nossa função é fiscalizar e cobrar. Mas antes disso, é preciso verificar a real situação e nos colocarmos à disposição para ajudar no que for preciso, sempre dentro da lei e em prol da comunidade”, disse o vereador à secretária.
A secretária informou que a situação da saúde no município está sob o controle e que possui dinheiro no Orçamento Municipal para suprir a demanda de exames. “Os atendimentos de média e alta complexidade estão sendo feitos dentro do mês. A situação só tende a melhorar”, disse. Porém, Waltraud reclamou do grande número de absenteísmo das pessoas que agendam atendimento nos Postos de Saúde. Pediu que, quando a comunidade não puder comparecer que avise. “Há uma grande movimentação de profissionais para atender à população, além de atrasar a fila de espera para o atendimento de quem realmente precisa. No Posto de Saúde do Ribeirão Areia, no mês de janeiro, 28 pessoas faltaram ao atendimento odontológico”, contou a secretária. Amarildo disse que, diante da problemática abordada, fará uma mobilização com os demais vereadores, para uma campanha de conscientização sobre o assunto.
Por fim, o vereador afirmou que a participação do Pode Legislativo na saúde do município é muito importante. “Minha visita não é apenas como um agente fiscalizador, mas como um parlamentar que apoia e trabalha pela saúde do cidadão pomerodense. Sabemos que existem dificuldades e que o repasse da Tabela SUS é insuficiente. E sobre a questão financeira da máquina pública, também como legislador, tenho a obrigação de checar os números oficiais, entendendo que a saúde é e sempre será prioridade”, concluiu o parlamentar, Amarildo da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário